Causas do Declínio

  1. Má gestão

Há seis fatores principais a considerar sobre a má gestão em uma empresa:

  • Autocracia: O diretor-presidente toma as principais decisões da firma e não tolera ser contrariado.

  • Falta de fiscalização sobre a atuação do executivo chefe;

  • Gestão ineficiente: Implica em decisões fundamentais de planejamento, alocação de recursos e controle mal tomadas. Gestão está relacionada com mudança. É necessário mudar constantemente para poder sobreviver no atual ambiente de negócios.

  • A negligência da gestão com o negócio chave da empresa: A diversificação significa maior crescimento, mas o resultado disso pode ser que os negócios sustentadores da empresa sejam negligenciados.

  • Falta de profundidade gerencial: falta de habilidades adequadas de gestão no escalão abaixo do diretor presidente contribui para a decaída de uma empresa.

 

  1. Controle financeiro inadequado

A falta de controle financeiro pode ser reflexo da falta ou inadequação de algum ou todos os seguintes instrumentos:

  • Previsão de fluxo de caixa;

  • Sistemas de custeio;

  • Controle orçamentário;

  • Monitoramento dos principais indicadores de desempenho.

Isto ocorre comumente por quatro problemas:

  • Muitos sistemas de contabilidade gerencial não foram bem projetados;

  • As informações contábeis gerenciais não são bem compreendidas;

  • A estrutura organizacional impossibilita um controle eficiente;

  • Os métodos de alocação de despesas gerais distorcem os custos.

 

  1. Fraca gestão do capital de giro

A administração ineficiente do capital é uma característica comum nas situações de recuperação e, no fundo, é uma consequência de um controle financeiro deficiente. A gestão do capital de giro inclui devedores, estoque, credores e saldos de caixa.

 

  1. Custos elevados

Uma empresa com uma estrutura de custo substancialmente maior em relação aos seus principais concorrentes provavelmente estará sempre em desvantagem competitiva. No entanto, o problema mais sentido nas situações de recuperação é a incapacidade da empresa de competir em preço.

 

  1. Esforço de marketing insuficiente

A vasta maioria de empresas que passam por fase de declínio na lucratividade é caracterizada por complacência dos gestores e dos funcionários em todos os níveis da organização. A falta de esforço com marketing pode tomar muitas formas, mas geralmente é caracterizada por:

  • Falta de resposta às demandas dos clientes;

  • Equipe de vendas pouco motivada e gerentes de vendas pouco agressivos;

  • Propaganda ineficiente e desperdiçada;

  • Esforços não focados nos principais clientes e produtos;

  • Precário serviço de pós-vendas;

  • Falta de conhecimento/pesquisa dos hábitos de compra dos clientes;

  • Material promocional ultrapassado ou inexistente;

  • Desenvolvimento de novos produtos fracos ou nulos.

 

  1. Exagerado nível de comercialização

O exagerado nível de comercialização (overtrading) acontece quando uma empresa cresce a um ritmo muito mais rápido do que sua habilidade de se financiar internamente com o fluxo de caixa e externamente com empréstimos bancários.

 

  1. Grandes projetos

O “grande projeto” que dá errado porque custos foram subestimados e/ou receitas foram superestimadas é também uma causa bem conhecida de colapso.

Cinco são as causas que fazem com que um “grande projeto” tipicamente fracasse

  • Necessidade de capital subestimada;

  • Dificuldades de início (start-up);

  • Expansão da capacidade;

  • Custos de entrada no mercado;

  • Grandes contratos.

 

  1. Aquisições

Há três aspectos das aquisições que podem levar a empresa a uma situação de crise:

  • Aquisição de perdedoras;

  • Preço muito alto da aquisição;

  • Fraca gestão pós-aquisição.

 

  1. Política Financeira

Há pelo menos três tipos de política financeira que são as causas diretas da falência:

  • Alto índice de endividamento (alta alavancagem): denota altas despesas financeiras e grande risco;

  • Excessivo conservadorismo: limita atitudes importantes de reinvestimento;

  • Uso de fontes de financiamento inadequadas: financiar-se é importante, mas quando feito corretamente. Quando mal feito, pode ocorrer muita despesa financeira desnecessária, juros, prazos impraticáveis etc.

 

  1. Inércia e confusão organizacional

São incapazes de tomar ou implementar decisões, geralmente devido a uma combinação de liderança fraca, estruturas organizacionais inadequadas, pessoal desmotivado, falta de deveres e responsabilidades claramente definidos e processos de gestão inadequados ou não existentes.



  1. Mudanças na demanda

 

  • Declínio de longo prazo na demanda: ocorre quando a demanda de mercado sofre uma queda não momentânea, gerando impacto de longo prazo no negócio;

  • Declínio cíclico do mercado: a demanda sofre uma queda em um determinado período, não previsto pela gestão, gerando um grande impacto no negócio;

  • Mudança nos padrões de comportamento da demanda: a demanda altera seu comportamento, afetando o faturamento da empresa, por exemplo, aderindo a um certo nível de sazonalidade.

 

  1. Concorrência

  • Concorrência de produtos: o setor de competição tem muitos produtos concorrentes, dificultando as vendas;

  • Concorrência de preço: os concorrentes diretos têm preços baixos, obrigando a praticar preços também baixos, muitas vezes deixando as margens de lucro abaixo do esperado;

  • Variações adversas nos preços dos insumos básicos (commodities): acarreta em um acréscimo nos custos e, consequentemente na necessidade de reajustar os preços, que pode diminuir a demanda.

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